terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 fatos sobre Leon Tolstoi, o autor do conto de janeiro + tópico de discussão

 Olá leitores, como estão? O nosso desafio está a pleno vapor, e o post de hoje é para que vocês conheçam um pouco mais sobre o autor do conto que estamos lendo em janeiro (O custo de justiça): o russo Leon Tolstoi!

10 fatos, Leon-Tolstoi, o autor do conto de janeiro

1 - Nascimento: Liev Nikolayevich Tolstoi, mais conhecido em português como Leon, Leo ou Liev Tolstoi, nasceu numa família nobre, em Yasnaia Poliana, na Rússia, em 9 de setembro de 1828. Ficou órfão aos nove anos e foi educado por preceptores.

2 - Estudos e carreira militar: em 1843, iniciou o curso de letras e direito na Universidade de Kazan. Depois de formado, passou um período em Moscou. Em 1851, na juventude, o sentimento de vazio existencial levou-o a alistar-se no exército da Rússia, na guarnição do Cáucaso, seguindo seu irmão Nicolenka, oficial do exército russo.

3 - No Cáucaso, escreveu o livro "Infância" e a primeira parte de "Memórias". "Infância" foi publicado em 1852 e alcançou grande êxito. Depois de nomeado suboficial, em 1854, Tolstoi voltou brevemente a sua terra natal, mas retornou à vida militar, participando da Guerra da Crimeia.

4 - Casamento: em 1856, abandonada a carreira militar, Leon Tolstoi passou a viver em sociedade, ampliando suas relações pessoais. Viajou à Europa, visitando diversos países. Ao regressar, isolou-se em sua propriedade rural, determinado a dedicar-se à literatura. Casou-se nesse período com Sofia Bers, com quem teve 13 filhos, dos quais apenas 10 sobreviveram.

5 - Guerra e Paz: em 1865, iniciou a elaboração de "Guerra e Paz", uma das maiores obras literárias de todos os tempos. Trata-se de um extenso romance que aborda as guerras napoleônicas e traça um quadro da sociedade russa do século 19.

6 - Em fins da década de 1870, Leon Tolstoi escreveu o romance psicológico "Ana Karenina", que também obteve grande repercussão.

7 - Excomunhão: aos poucos suas inclinações voltaram-se para a religião. Seguindo ao pé da letra a sua interpretação dos ensinamentos cristãos, Tolstoi encontrou o que procurava, cristalizando-se então os princípios que norteariam sua vida a partir daquele momento. O cristianismo do escritor recusou a autoridade de qualquer governo organizado e de qualquer igreja. Criticou também o direito à propriedade privada e os tribunais e pregou o conceito de não-violência. Foi excomungado pela Igreja Ortodoxa russa, em 1901

8 - Criou uma escola! Suas posições políticas também se radicalizaram, tendendo ao anarquismo. Tolstoi criou uma escola alternativa, para a qual chegou a redigir os livros didáticos.

9 - Fugiu de casa aos 82 anos! Distanciando-se cada vez mais de sua família, Tolstoi decidiu entrar para um mosteiro. Planejou a fuga e, no dia 31 de outubro de 1910, finalmente embarcou num trem, acompanhado apenas da filha Alexandra e de um criado. Com a saúde abalada, foi obrigado a descer na cidadezinha de Astapovo, sendo acolhido pelo próprio agente da estação. O fato tornou-se público e telegramas e visitas começaram a chegar de toda a Rússia e de outras partes da Europa.

10 - Morte: Leon Tolstoi resistiu apenas alguns dias, falecendo pouco depois, em 20 de novembro de 1910, em Astapovo.

Fontes: Uol e Wikipédia.

 E aí, gostaram? Já sabiam alguma coisa coisa sobre ele?


 Aproveitando o post, avisamos que o conto de janeiro já foi postado para leitura online lá na página, e que o tópico de discussão para deixarmos nossas opiniões sobre ele já está aberto lá no grupo.

 E que o livro vencedor da enquete que rolou lá no grupo, e que será sorteado entre os que comentarem no tópico de discussão de janeiro é "Confissões do Crematório", da Caitlin Doughty, publicado pela DarkSide Books.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário